Fotos: Elsson Campos
Primeiramente, durante o bloco Tromba Nervosa, em Itaipuaçu, a Prefeitura de Maricá promoveu uma ação importante para conscientizar os foliões sobre o respeito às mulheres. Promotores da Secretaria de Políticas e Defesa das Mulheres estiveram presentes com a campanha “Ei, folião! Chegou na pessoa e recebeu um ‘NÃO’? Segue o samba e respeite a decisão”.
Distribuição de Brindes e Mensagens
Além disso, os promotores distribuíram brindes com a mensagem “não é não”, como ventarolas, viseiras e tatuagens temporárias. Esses itens ajudaram a espalhar a mensagem de conscientização entre os foliões. A campanha visa, portanto, promover uma festa segura, onde todos possam se divertir com liberdade e respeito.
“Sabemos que muitas mulheres também se preocupam com a segurança enquanto aproveitam essa festa popular. O Carnaval é um momento de alegria e celebração em que a diversão deve ser plena e sem preocupações”, enfatizou a secretária Ingrid Caldas Pereira de Almeida Bastos.
Informações e Apoio
Ademais, os promotores também carregavam estandartes com informações sobre equipamentos de defesa das mulheres, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e a Casa da Mulher. Esses recursos são essenciais para garantir que as mulheres tenham acesso a ajuda especializada quando necessário.


Repercussão Positiva
A funcionária pública Julia Bacellar, moradora de Jaconé, elogiou a ação. “A gente quer se vestir mais confortável e alguns homens usam aquele argumento de ‘olha a roupa que ela está usando’ como desculpa para o assédio. Esse projeto é muito importante e muito legal para a conscientização”, comentou.
Da mesma forma, a professora Carla Costa, de Niterói, também destacou a importância da campanha. “Nesse sol, a viseira vai ajudar, mas o mais importante é a mensagem que passa. Durante o carnaval, mulheres são assediadas e, em muitos casos, estupradas, só porque o agressor acha que quando falamos ‘não’ estamos apenas fazendo charme. Não podemos aceitar esse tipo de comportamento”, afirmou.
Pontos de Apoio na Cidade
Além disso, seis pontos da cidade ganharam stands informativos e de acolhimento: São José do Imbassaí, Ponta Negra, Parque Nanci, Praça do Ferreirinha (Itaipuaçu), Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro) e Praça Tiradentes (Araçatiba). Cada ponto conta com uma equipe composta por uma técnica (psicóloga, assistente social ou advogada), uma assessora da secretaria e quatro estudantes do Passaporte Universitário prestando contrapartida social.
Além disso, a Casa da Mulher funcionará em esquema de plantão entre os dias 1º e 4 de março, das 10h às 13h, garantindo atendimento especializado e acolhimento para quem precisar.

