Foto: Clarildo Menezes
A Secretaria de Políticas e Defesa das Mulheres de Maricá lançou uma campanha impactante para promover um Carnaval mais seguro e respeitoso. Com o lema “Ei, folião! Chegou na pessoa e recebeu um ‘NÃO’? Segue o samba e respeite a decisão”, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância do respeito às mulheres e ao consentimento. Além disso, oferece suporte às possíveis vítimas de assédio.
Primeiramente, a campanha contará com seis pontos estratégicos espalhados pela cidade, cada um equipado com stands informativos. Esses pontos serão atendidos por equipes compostas por uma técnica (psicóloga, assistente social ou advogada), uma assessora da secretaria e quatro universitários do programa Contrapartida. Promotores da agência parceira também distribuirão materiais educativos para ampliar o alcance da mensagem.
Além disso, para garantir um atendimento especializado, a Casa da Mulher funcionará em esquema de plantão entre os dias 1º e 4 de março, das 10h às 13h. Dessa forma, quem precisar de apoio terá acesso a um acolhimento qualificado.
A campanha também inclui a produção de diversos materiais informativos, como cartilhas, ventarolas, adesivos, tatuagens temporárias e viseiras. Além disso, outdoors serão instalados em pontos estratégicos da cidade para reforçar a mensagem.
Ingrid Caldas Pereira de Almeida Bastos, secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres de Maricá, destacou a importância da iniciativa: “O Carnaval é um momento de alegria e celebração, mas muitas mulheres se preocupam com a segurança durante a festa. Estamos comprometidas em assegurar que todas se sintam protegidas e à vontade para curtir com tranquilidade.”
A Secretaria de Políticas e Defesa das Mulheres reafirma seu compromisso com a promoção de um Carnaval seguro, onde todas as pessoas possam aproveitar com liberdade e respeito.