Foto: Katito
Mais que um evento, a iniciativa transforma Itaipuaçu em um polo de experiências culturais e turísticas, valorizando artistas locais e o ecoturismo
Uma tarde em Itaipuaçu pode ser muito mais do que apenas um passeio: pode ser um encontro com a arte, a cultura e a natureza. No último domingo (04/05), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, realizou mais uma edição do já querido “Curta Itaocaia” — um evento que tem conquistado moradores e visitantes a cada edição.
Quem esteve por lá viveu uma experiência única: estabelecimentos da região se transformaram em verdadeiros palcos culturais. Ao som de artistas locais e bandas de estilos variados, o público saboreou pratos típicos da culinária local, em um ambiente acolhedor e descontraído, que só o clima rural de Itaipuaçu pode proporcionar.
A proposta do Curta Itaocaia vai além do entretenimento. Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o evento celebra os talentos da cidade e impulsiona o comércio local, movimentando pequenos negócios e fortalecendo a identidade cultural da região.
Um dos destaques do dia foram os passeios guiados pelos “Caminhos de Darwin”, no Parque Estadual da Serra da Tiririca. Quem conduziu a aventura foi Maria Elisa Galvão, da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM), que compartilhou um pouco da história e da importância científica da trilha.
“É sempre especial trazer as pessoas para esse contato com a natureza. Aqui, ciência, história e preservação se encontram de forma muito rica. Maricá tem muito a oferecer, e é gratificante poder mostrar isso com nossos olhos e coração”, afirmou Maria Elisa, emocionada com o interesse dos visitantes.
Além da caminhada ecológica, os participantes puderam explorar a região por outros ângulos, com passeios gratuitos de van e jeep tour. Essas atividades, realizadas em parceria com a AGM, levaram os visitantes por pontos turísticos de Itaipuaçu, revelando belezas naturais e aspectos históricos muitas vezes desconhecidos até por quem mora na cidade.
Mais do que um evento pontual, o Curta Itaocaia tem se consolidado como um verdadeiro projeto de valorização cultural e ambiental. E a cada nova edição, Itaipuaçu se reafirma como um destino cheio de vida, autenticidade e boas histórias para contar.
Fotos: Katito

