Maricá promove Dia “D” de Vacinação nas escolas e reforça a importância da imunização infantil

Notícias de Maricá

Foto: Wandrya Pinheiro

Ação leva proteção e informação para alunos durante a Semana Mundial de Imunização e fortalece o cuidado com a saúde pública

Em uma iniciativa que uniu saúde, educação e muita conscientização, a Prefeitura de Maricá realizou, nesta sexta-feira (25/04), o Dia “D” de Vacinação em quatro unidades escolares da rede municipal. O objetivo foi claro: atualizar a caderneta de vacinação dos alunos e reforçar a proteção contra doenças que, embora muitas vezes esquecidas, ainda representam riscos à saúde das crianças.

A ação, que faz parte das atividades da Semana Mundial de Imunização (de 24 a 30 de abril), seguiu a proposta do Ministério da Saúde de intensificar as campanhas de vacinação dentro das escolas. Assim, os pequenos dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) Pinguinhos de Luz (São José do Imbassaí), Prof. José Carlos Almeida e Silva (Inoã), Valéria Ramos Passos (Itaipuaçu), e do Jardim de Infância Municipal (JIM) Trenzinho da Esperança (Guaratiba) receberam as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

Essa força-tarefa contou com o empenho das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) São José 1, Guaratiba, Barroco e Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV Inoã), que se dedicaram a levar não apenas as vacinas, mas também informações valiosas para os pequenos e suas famílias.

Vacinação nas escolas será ampliada

E essa ação não para por aí. Através do Programa Saúde na Escola, outras unidades da rede municipal também receberão visitas de equipes de vacinação ao longo dos próximos dias, reforçando o compromisso de Maricá em aumentar a cobertura vacinal, especialmente entre crianças e adolescentes.

Para o secretário de Saúde, Marcelo Velho, investir em campanhas de vacinação é um gesto de cuidado que atravessa gerações.

“As vacinas salvaram e continuam salvando milhões de vidas ao redor do mundo. Historicamente, elas foram fundamentais para erradicar e controlar doenças que hoje parecem distantes. Na pandemia de Covid-19, vimos mais uma vez o poder da imunização. É essencial que esse cuidado comece na infância e se mantenha em todas as fases da vida”, destacou o secretário.

Proteção também para os adultos

Pensando em todas as idades, neste sábado (26/04), Maricá vai promover mais um Dia “D” de Vacinação, desta vez voltado ao público adulto. A mobilização acontecerá das 9h às 16h na Lona Cultural Beth Carvalho, em Itaipuaçu, próximo à Praça dos Gaviões.

Durante o evento, serão disponibilizadas vacinas contra tétano, hepatite B, febre amarela e a tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola). Além disso, os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde — como gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde e indígenas — poderão se imunizar contra a gripe (Influenza).

Com essas ações, Maricá reafirma seu compromisso em garantir mais saúde, informação e qualidade de vida para todos os seus moradores, começando pelas crianças e estendendo a proteção a toda a comunidade.

Fotos: Wandrya Pinheiro

Leave a Reply