Fotos: Elsson Campos
Na última sexta-feira, 21 de fevereiro, a Passarela Adélia Breve, no Centro de Maricá, foi palco de uma noite memorável. O último ensaio da União de Maricá antes do desfile pela Série Ouro reuniu uma multidão empolgada. A Rua Abreu Rangel ficou lotada com pessoas cantando entusiasmadas o samba-enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7”.
O tema homenageia a mãe de santo Cacilda de Assis e a figura de Seu 7 da Lira, um exu festeiro da umbanda carioca. Dessa forma, a escola levará uma rica narrativa cultural para a Marquês de Sapucaí.
Expectativa Para o Grande Dia
A ansiedade para a apresentação da União de Maricá só cresce. A escola será a sexta a desfilar na sexta-feira, 28 de fevereiro, contando com o apoio da Prefeitura de Maricá. Caso conquiste o título, garantirá uma vaga no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026.
Preparativos em Ritmo Acelerado
Os preparativos para o desfile estão quase finalizados. De acordo com Junior Cabeça, diretor geral de harmonia da escola, 98% das fantasias já foram distribuídas. Além disso, os carros alegóricos estão na fase final de montagem.
“A comunidade está unida e focada nesse sonho. Concluímos mais um grande ensaio e agora estamos ajustando a logística do desfile”, afirmou Junior.
O presidente da escola, Juliano Oliveira, também reforçou a confiança no trabalho da equipe. “Nossa dedicação nos últimos meses foi intensa. Tivemos ensaios de canto, rua e bateria para garantir um grande desempenho na avenida. Agora é hora de brilhar”, destacou.
Bateria Maricadência Promete Surpresas
A bateria Maricadência, sob o comando do mestre Paulinho Esteves, promete um grande espetáculo. Com 250 ritmistas preparados, a apresentação contará com coreografias inovadoras e paradinhas que prometem empolgar o público.
“Estamos 100% preparados para fazer uma grande festa. Nossa meta é repetir as notas máximas dos últimos anos e dar um show na Sapucaí”, disse Paulinho.
Durante o ensaio, a Prefeitura de Maricá garantiu pontos de hidratação com água gelada. Assim, o público pode acompanhar os preparativos com mais conforto.
O Brilho da União de Maricá na Sapucaí
A União de Maricá levará para a avenida um enredo vibrante, assinado pelo renomado carnavalesco Leandro Vieira. Com experiência em vitórias no Grupo Especial com a Mangueira (2016 e 2019) e a Imperatriz (2023), ele promete uma apresentação emocionante e rica em referências à umbanda carnavalesca.
A escola contará com 1.600 componentes divididos em 16 alas e três carros alegóricos. Desde o final do ano passado, os ensaios semanais têm mobilizado a cidade. Intérpretes como Matheus Gaúcho, Nino do Milênio e Bico Doce, além dos casais de mestre-sala e porta-bandeira e passistas, estão prontos para brilhar.
Toda essa energia será levada ao Sambódromo, onde a União de Maricá promete encantar e lutar pelo tão sonhado acesso ao Grupo Especial.







Fotos: Elsson Campos