marica-prevencao-ists-carnaval-2025

Prefeitura de Maricá intensifica prevenção contra ISTs durante o Carnaval 2025

Cultura e Lazer Notícias de Maricá

Blocos da cidade contarão com distribuição de camisinhas. Medidas preventivas também serão divulgadas em espaços fixos no Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra

O Carnaval está chegando e, para garantir a segurança dos foliões, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando suas ações de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante os dias de folia, além da distribuição gratuita de preservativos nos blocos carnavalescos, a população também terá acesso a informações sobre prevenção e serviços de saúde.

Prevenção em movimento

Os blocos de Carnaval que animam os quatro distritos da cidade contarão com equipes distribuindo camisinhas e informando sobre a importância do sexo seguro. Dessa forma, a iniciativa tem como objetivo conscientizar os foliões sobre a prevenção de doenças e também evitar a gravidez não planejada.

Além disso, a Prefeitura de Maricá estabeleceu pontos fixos de prevenção em três locais estratégicos: a Praça Orlando Barros Pimentel (Centro), o Barroco (Itaipuaçu) e a região central de Ponta Negra. Nesses espaços, além da distribuição de preservativos, serão entregues materiais informativos sobre ISTs. Além disso, haverá divulgação dos serviços de testagem e tratamento disponíveis no município.

Testagem rápida e acompanhamento médico

Para quem deseja fazer a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, estará de portas abertas. O serviço é rápido, gratuito e sigiloso.

Nos dias úteis, os exames também estarão disponíveis a partir das 8h nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado em Araçatiba. Dessa forma, os moradores e visitantes de Maricá terão diversas opções para cuidar da saúde durante e após as festividades.

Conscientização e responsabilidade na folia

O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, destacou a relevência dessas iniciativas para garantir um Carnaval seguro e saudável.

“Levar serviços de saúde para perto da população é essencial. Assim, a distribuição de preservativos e informações no Carnaval reforça nosso compromisso com a prevenção e o bem-estar. Queremos que todos aproveitem a festa com segurança e responsabilidade”, afirmou.

Já o subsecretário de Saúde, Juliano Oliveira, ressaltou a importância da prevenção como parte da diversão.

“O Carnaval é sinônimo de alegria. No entanto, também precisa ser um momento de cuidado. Por isso, estamos disponibilizando testes rápidos e reforçando a conscientização sobre as ISTs em diferentes pontos da cidade. Convidamos todos a conhecerem esses serviços e a se protegerem para garantir um Carnaval mais seguro”, disse.

Com essas ações, Maricá reafirma seu compromisso com a saúde pública. Dessa maneira, a diversão do Carnaval vem acompanhada de prevenção, informação e segurança para todos.

Leave a Reply