Os moradores de Maricá em breve contarão com novos serviços essenciais no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, localizado em São José do Imbassaí. O prefeito Washington Quaquá anunciou, nesta quinta-feira (20/02), a ampliação da unidade, que passará a oferecer tratamentos de hemodiálise, hemodinâmica e um Centro Coronariano. Com essa expansão, pacientes que antes precisavam se deslocar para outras cidades terão acesso ao atendimento necessário sem sair do município. Além disso, a capacidade de leitos será aumentada de 109 para 166, melhorando significativamente o suporte hospitalar na região. A expectativa é que os novos serviços estejam disponíveis em até 10 meses.
Novos serviços e mais leitos
Acompanhado pelo subsecretário de Saúde, Juliano Oliveira, e pela diretora-geral do hospital, Dra. Ana Paula Silva, o prefeito conheceu os detalhes do projeto, que prevê:
- 32 pontos de hemodiálise, incluindo um pediátrico e três destinados a pacientes com Hepatite B;
- Cinco consultórios no ambulatório;
- Duas novas salas cirúrgicas no centro cirúrgico;
- 30 leitos adicionais na enfermaria cirúrgica;
- Centro Coronariano, com 17 leitos de enfermaria e 10 de terapia intensiva (CTI);
- Serviço de hemodinâmica, para diagnóstico e tratamento ágil de doenças cardiovasculares.
Com essas melhorias, o hospital poderá realizar procedimentos como cateterismo e implantação de stents, proporcionando um atendimento mais eficiente e salvando vidas.
Atendimento humanizado e acessível
O prefeito destacou a importância dessa expansão para a qualidade de vida dos pacientes que necessitam de hemodiálise.
“Sabemos da dificuldade enfrentada por quem precisa desse tratamento. Com essa nova estrutura, os moradores de Maricá não precisarão mais viajar para outros municípios. Também teremos um centro de hemodinâmica, permitindo a realização de procedimentos cardíacos aqui mesmo na cidade, sem necessidade de deslocamento”, afirmou Quaquá.
O subsecretário de Saúde, Juliano Oliveira, reforçou que a implementação do serviço de hemodiálise reduzirá o cansaço e o desgaste dos pacientes que, atualmente, precisam sair de casa de madrugada para realizar o tratamento em outras cidades. “Esse serviço garantirá mais conforto e dignidade para todos”, completou.
Para a diretora da unidade, Dra. Ana Paula Silva, a ampliação é um marco na saúde do município. “A implantação desses serviços será um avanço significativo. Pacientes que antes precisavam se deslocar para outras cidades terão todo o suporte aqui, perto de casa, com qualidade e segurança”, explicou.

Hospital referência em Maricá
O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara já é referência em cirurgias de 17 especialidades, agendadas por meio da Central de Regulação. Além disso, oferece atendimento especializado a vítimas de traumas e acidentes, sendo um ponto estratégico para o atendimento de emergência.
A unidade também disponibiliza exames no Centro de Imagem, incluindo ultrassonografia, tomografia, doppler, raio-x, ecocardiograma e colonoscopia. Há, ainda, um serviço dedicado à prevenção e tratamento do câncer de pele e um setor de captação de órgãos para transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Rede de atendimento de emergência
Vale lembrar que a porta de entrada para atendimentos de emergência por demanda espontânea na cidade continua sendo o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas de Inoã e Santa Rita, em Itaipuaçu.
Com essas ampliações, a saúde pública de Maricá dá um grande passo para oferecer um atendimento mais acessível, ágil e eficiente para a população.