Foto: Katito Carvalho
Programa Refloresta Bairros e Promove Sustentabilidade
A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou mais uma distribuição de mudas em Itapeba, às margens da RJ-106. O programa Maricá+Verde continua a compartilhar consciência ambiental e a reflorestar os bairros da cidade, com o objetivo de tornar o município cada vez mais sustentável.
Diversidade de Espécies
Dentre as mudas distribuídas, os moradores puderam encontrar diversas espécies, como ipê-amarelo, ipê-rosa, goiabeira, aroeira, urucum, acácia-vermelha e cacau. A iniciativa visa enriquecer a biodiversidade local e promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
Depoimento de um Morador
Guilherme da Costa, morador do bairro Caju, compartilhou sua experiência com o projeto. “Eu já peguei mudas nesse projeto diversas vezes. Hoje, as árvores estão bem grandes no meu quintal. Isso faz bem para a cidade. No meu jardim, tenho atualmente outras seis mudas que estão crescendo. Sempre venho pegar e indico para os vizinhos”, disse o morador de 50 anos.
Tecnologia ao Serviço do Meio Ambiente
Com mais de 11 anos de existência, o Maricá+Verde agora conta com o apoio da tecnologia para identificar os pontos prioritários de plantio. Há um ano, a secretaria implementou um sistema de geolocalização que aponta os bairros com maior engajamento. Após realizar um pequeno cadastro, o maricaense recebe um e-mail para enviar uma foto da muda sendo plantada. Esse processo permite o mapeamento e controle das áreas com maior atividade de plantio.
Resultados Impressionantes
Ao longo de seus 11 anos, o programa já distribuiu mais de 50 mil mudas para a população e plantou outras 100 mil árvores em áreas de reflorestamento, uma iniciativa do próprio governo municipal.
Palavra da Bióloga
Thainá dos Santos, uma das biólogas responsáveis pelo projeto, destacou a importância da participação da comunidade. “As pessoas conhecem o projeto há 11 anos. A intenção é justamente arborizar as áreas que precisam e que esse plantio também seja feito nas residências. As pessoas podem ajudar a construir uma cidade mais sustentável, mais verde”, concluiu.
Texto jornalístico com informações da Prefeitura de Maricá
Fotos: Katito Carvalho





