Acesso à parte alta do bairro ganha ilustrações do artista visual Alexandre Keto
Primeiramente, a Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá iniciou, nesta quinta-feira (13/03), a revitalização da escadaria da Boa Vista. Localizada no cruzamento das ruas Carlos Rangel e José DiGiorgio, no Centro da cidade, a escadaria oferece um acesso histórico à parte alta do bairro. Além disso, de lá, é possível apreciar uma vista privilegiada da região central e da lagoa de Araçatiba.
Para essa transformação, o artista visual paulistano Alexandre Keto ilustrou os murais. Suas obras fazem referência à vegetação que dá nome à cidade, aos povos originários que primeiro habitaram o território e também ao mar e à religiosidade locais. Keto explica que seu objetivo é destacar os traços marcantes de Maricá de forma permanente.
“Eu busco durabilidade no meu trabalho, desde o material que utilizo, seja acrílico, cimento ou argila”, afirmou Keto. “Hoje em dia, as coisas são muito efêmeras e descartáveis, e as redes sociais refletem isso. Em Maricá, percebi que há muitas oportunidades para criar arte visível ao público. Nosso trabalho é democratizar a arte, alcançando as pessoas e mostrando que a vida é mais do que a realidade que conhecem”, completou o artista.
O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, concorda com a visão de Keto. “Transformar um espaço público como este em uma galeria a céu aberto é pensar uma cidade com arte. Viva a arte urbana!”, exaltou Sady.
Nascido e criado na Vila Alpina, Zona Leste de São Paulo, Alexandre Keto, de 37 anos, começou no grafite ainda adolescente. Através de um programa social, ele conheceu outras formas de arte. Com obras expostas em diversas cidades do Brasil e do mundo, Keto encontra inspiração em artistas como Vik Muniz e na dupla ‘Os Gêmeos’, formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo.
Fotos: Bernardo Gomes


